Sabedoria, Conhecimento e Discernimento

Ter sabedoria, conhecimento e discernimento são coisas completamente diferentes. Uma pessoa sábia possui este reconhecimento devido seu saber profundo em uma ou várias áreas da vida, mas este título também vem quando alguém possui atitudes corretas perante seu irmão.

O conhecimento é o conteúdo que adquirimos em diversas fontes de pesquisas, mas ter conhecimento é sinônimo apenas de sabermos da existência de algo e não necessariamente sabermos manejar tal coisa.

E, por último, discernir é saber fazer escolhas daquilo que é certo e errado; ter o discernimento é agir com nosso conhecimento (conteúdo) e sabedoria (atitudes retas).

Promessas para quem busca sabedoria

O capítulo 2 de Provérbios nos traz a promessa de que se dermos “ouvidos à sabedoria” (começarmos a ter atitudes retas perante Deus) e inclinarmos o coração para o discernimento (saber diferenciar o bom do mau), aprenderemos o que é realmente temer o Senhor teremos conhecimento vindo da melhor fonte: Deus (Provérbios 2:6).

“Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” (Provérbios‬ ‭2:6)

‭‭‬“Então você entenderá o que é justo, direito e certo e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas” (Provérbios‬ ‭2:9-12)

“Ela também o livrará da mulher imoral, da pervertida que seduz com suas palavras” (Provérbios 2:16)

“A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e manter-se nas veredas dos justos.” (Provérbios 2:20)

Recebendo o conhecimento diretamente de Deus, teremos o entendimento do que é correto e aprenderemos o caminho dos justos para sermos aprovados (Salmos 1:6). Quando, então, buscarmos de todo o coração, a sabedoria entrará em nós e conhecimento será como alimento agradável para nossa alma. Começaremos a sermos guardados pelo bom senso e protegidos pelo discernimento perante as propostas que recebemos na vida; seremos livrados do caminho dos maus (que leva à destruição – Salmos 1:6). Não somente isso, mas também seremos protegidos contra toda e qualquer imoralidade. É com sabedoria que andaremos junto com pessoas de bem, bons amigos, e continuaremos no caminho correto.

“Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!” (Salmos‬ ‭1:6‬)
‭‭

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top